Você está em:
Notícias
Quais exames devem ser realizados nos primeiros dias de um recém-nascido?
Publicado em 25/08/2023

Os primeiros dias de vida do bebê significam momentos de muita alegria para a família, mas também devem ser conduzidos com responsabilidade para priorizar a saúde da criança.
Alguns exames são indispensáveis neste período e podem identificar problemas de saúde precocemente, para que sejam tratados e/ou controlados, e assim o recém-nascido possa crescer com mais qualidade de vida e bem-estar.
A seguir, listamos os principais exames que um recém nascido deve fazer. Confira!
Teste do Pezinho
O Teste do Pezinho é realizado a partir de uma coleta de sangue do calcanhar do bebê. Atualmente, estima-se que este exame possa identificar até 50 doenças, mas as principais são:
-
Fenilcetonúria;
-
Hipotireoidismo Congênito;
-
Fibrose Cística;
-
Doença falciforme e outras hemoglobinopatias;
-
Deficiência de biotinidase;
-
Hiperplasia adrenal congênita.
É um exame obrigatório por lei, que deve ser realizado em todo recém-nascido. O recomendado é que seja feito entre o 3º e 5º dia de vida do bebê.
Teste da Orelhinha
O Teste da Orelhinha, também chamado de Triagem Auditiva Neonatal, é importante para identificar possíveis problemas de audição em um recém-nascido. O exame deve ser realizado em até 48 horas após o nascimento, por isso recomenda-se que seja feito ainda na maternidade, antes da alta hospitalar. É um exame rápido, indolor e que não possui contraindicação. Sua realização também é obrigatória por lei.
Grupo Sanguíneo e Fator Rh
Os exames de grupo sanguíneo e fator Rh, conhecidos como tipagem sanguínea, são importantíssimos para identificar uma possível incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê. Quando a incompatibilidade é detectada, realizam-se os Testes de Coombs Direto e Indireto.
Em casos em que a incompatibilidade não é devidamente conduzida, os anticorpos maternos podem atacar o bebê e desencadear uma série de problemas. A icterícia neonatal também pode ser resultado desse tipo de incompatibilidade.
Teste do Coraçãozinho
Como o nome indica, este exame avalia as condições cardíacas do recém-nascido para identificar possíveis cardiopatias congênitas, como defeitos nas válvulas do coração. Para isso, utiliza-se um aparelho chamado oxímetro, que mede a oxigenação sanguínea do bebê através de seu pulso.
É obrigatório em alguns locais do país. Entretanto, mesmo que não seja obrigatório em sua região, é altamente recomendado que este exame seja realizado, pois 40% das malformações congênitas ocorrem no coração, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O teste é rápido, indolor e deve ser feito entre as primeiras 24 e 48 horas de vida do recém-nascido.
Teste da Linguinha
É um exame obrigatório, que verifica se o freio - membrana que conecta a língua ao assoalho da boca - é mais curto do que o esperado. Quando isso ocorre, significa que a criança tem anquiloglossia, conhecida popularmente como língua presa. Isso pode interferir em sua fala e alimentação, incluindo a amamentação. Deve ser feito entre as primeiras 24 a 48 horas de vida da criança.
Teste do Olhinho
Também chamado de Teste do Reflexo Vermelho (TRV), o Teste do Olhinho é capaz de identificar diversas patologias oculares, como tumores ou catarata. Para isso, utiliza-se um aparelho que ilumina o olho do recém-nascido com um feixe de luz, e então se verifica se há presença de algum reflexo incomum. Também é obrigatório e deve ser realizado nos primeiros 30 dias de vida do bebê.
Teste do Quadril
O Teste do Quadril, também chamado de Manobra de Ortolani, é um exame clínico realizado pelo médico para identificar alterações no desenvolvimento do quadril. Consiste na flexão e abdução das pernas da criança para a verificação da estabilidade do quadril e/ou existência de luxação.
Problemas nessa região, se não tratados, podem resultar em dor, encurtamento do membro ou osteoartrose. É um exame obrigatório e que costuma ser realizado logo na primeira consulta com o pediatra.
Estes são alguns exemplos de exames que devem ser realizados por todo recém-nascido, mas outros também podem ser recomendados de acordo com as individualidades da criança. É importante conversar com seu médico e seguir todas as orientações oferecidas por ele!
E para qualquer dúvida que tenha restado sobre o Teste do Pezinho, Grupo Sanguíneo ou Fator Rh, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e qualidade de vida!