Publicado em 01/09/2023

Quais são as principais diferenças entre infecções virais e bacterianas?

Infecção é o nome dado à entrada e desenvolvimento de um agente infeccioso no organismo, como vírus, bactérias, fungos e parasitas protozoários. As infecções por vírus e bactérias são algumas das mais comuns, e você provavelmente terá que lidar com uma em algum momento da vida, por isso é importante entendê-las.

Qual é a diferença entre vírus e bactérias?

Os vírus são microrganismos parasitas que precisam de hospedeiros vivos para se multiplicarem. São os únicos organismos identificados que não possuem células, e são tão simples que nem mesmo são considerados seres vivos. As bactérias, por outro lado, são seres unicelulares, maiores que os vírus e não necessariamente necessitam de um hospedeiro para sobreviver.

Tanto os vírus quanto as bactérias possuem uma grande variedade de formas e recursos estruturais.

Algo que deve ser mencionado é que, apesar de algumas causarem problemas de saúde, também existem diversas bactérias benéficas ao organismo. Como exemplos, podemos citar as Bifidobactérias e os Lactobacilos, que promovem a saúde intestinal.

Já os vírus ainda são um mistério para a ciência. Estima-se que o campo da virologia tenha explorado apenas cerca de 1% da diversidade viral existente, até o momento. Entretanto, já é possível afirmar que muitos estão envolvidos em processos corporais essenciais, fazendo parte do nosso ecossistema interno.

Infecções virais e bacterianas são iguais?

Apesar de os dois organismos serem muito diferentes, as infecções virais e bacterianas possuem algumas semelhanças. Sintomas como tosse, espirros, febre, inflamação, vômitos, diarreia, fadiga, e cólicas podem ocorrer em qualquer um desses tipos de infecção.

A diferença se dá pela evolução da doença: os vírus necessitam de células para se reproduzir, portanto a doença progride conforme as estruturas celulares são afetadas. As bactérias, no entanto, podem circular livremente pelo organismo e causar o avanço da infecção conforme se espalham. É por isso que apenas os exames laboratoriais são capazes de identificar exatamente qual é o agente causador de uma infecção.

Uma vez que o agente é identificado, é possível visualizar uma outra grande diferença entre os dois tipos de infecção: os tratamentos. Os antivirais são utilizados para combater vírus, enquanto os antibióticos são utilizados apenas contra bactérias.

Doenças causadas por vírus e bactérias

Existem inúmeros tipos de infecções que podem ser causadas por vírus ou bactérias. Confira alguns exemplos a seguir!

Infecções bacterianas

Infecções Virais

Cada infecção possui suas características próprias e potencial de contágio. Não há um tipo de agente mais perigoso que outro: tanto vírus quanto bactérias possuem potencial para causar quadros graves. Por isso, ao perceber qualquer sinal de infecção, procure um médico o mais rápido possível.

E para qualquer dúvida sobre exames laboratoriais capazes de identificar infecções, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e qualidade de vida!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir