Publicado em 15/09/2023

Como saber se estou com verminose?

Verminoses são doenças desencadeadas por nematoides e platelmintos, popularmente conhecidos como vermes. Estes organismos são parasitas, ou seja, instalam-se e retiram de nossos corpos os recursos e nutrientes que precisam para sobreviver.

As verminoses podem atingir qualquer pessoa, independente de sexo, faixa etária, cor da pele ou classe social. Entretanto, é mais comum em locais com más condições de saneamento básico ou em pessoas com hábitos de higiene precários.

Na maior parte dos casos, as verminoses são adquiridas através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Quando isso ocorre, os ovos dos vermes são ingeridos e, eventualmente, acabam por se desenvolver no hospedeiro. No entanto,

também é possível que vermes entrem no organismo por algum corte.

Como saber se estou com verminose?

Para saber se você está contaminado por uma verminose, é preciso atentar-se à manifestação de sintomas e buscar a orientação de um médico que pode analisar seu caso com mais propriedade e oferecer as instruções corretas.

Existem diversos tipos de verminoses, cada uma com suas características individuais. No Brasil, as principais são ancilostomose (amarelão), ascaridíase (lombriga), esquistossomose (barriga d'água), filariose, giardíase, oxiuríase, teníase e cisticercose.

Os sintomas podem variar de acordo com a verminose. Entretanto, alguns dos mais comuns são:

  • Dor abdominal;

  • Diarreia;

  • Náuseas e vômitos;

  • Alterações de apetite;

  • Perda de peso;

  • Anemia;

  • Problemas respiratórios.

Em casos mais graves, as verminoses podem até mesmo causar comprometimento cerebral.

Para o diagnóstico, o exame de fezes (parasitológico) é fundamental, pois auxilia a identificar o verme causador da doença. Este exame é realizado a partir da análise de uma amostra de fezes coletada pelo próprio paciente seguindo as instruções do laboratório. Normalmente, solicita-se que o paciente evacue diretamente em um potinho fornecido pelo laboratório e específico para este tipo de procedimento.

As fezes analisadas no exame parasitológico não podem ser colhidas do vaso sanitário, pois a exposição a produtos de limpeza, urina ou outras substâncias presentes no local podem causar alterações no resultado.

Vale mencionar que não é preciso encher o recipiente fornecido pelo laboratório. Uma pequena amostra, de cerca de 1g, já é suficiente para realizar o exame e identificar possíveis problemas na saúde intestinal. Após a coleta, a amostra deve ser entregue o mais rápido possível para análise. Caso tenha sido colhido durante a noite, mantenha o material refrigerado.

Em alguns casos, exames de sangue também podem ser solicitados em conjunto com o parasitológico para avaliar a extensão da verminose.

O tratamento é realizado através do uso de medicamentos anti-parasitários prescritos pelo médico. Estes medicamentos são conhecidos como vermífugos e podem ser específicos (agem contra um tipo de verme) ou polivalentes (agem contra diversos tipos de vermes).

Vale lembrar que a melhor forma de combater as verminoses é através da prevenção, que consiste em adotar hábitos básicos de higiene pessoal e familiar e ter acesso à educação sanitária e saneamento básico.

E para qualquer dúvida sobre exames capazes de identificar verminoses disponíveis em nosso laboratório, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e bem-estar!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir