Você está em:
Notícias
Conheça a eficácia dos principais métodos contraceptivos!
Publicado em 27/10/2023

Métodos contraceptivos são recursos utilizados por homens e mulheres para evitar a gravidez.
Existem diversos tipos de contraceptivos disponíveis no mercado, incluindo medicamentos, procedimentos e dispositivos. Para escolher o que melhor se adapta às suas necessidades, é importante compreender as características e eficácia de cada um.
Em uma recente publicação, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) levantou os 8 métodos contraceptivos mais eficazes. Confira a seguir!
Implanon - 99,95% de eficácia
Também conhecido como chip anticoncepcional, é o único produto da categoria Implante Anticoncepcional aprovado no Brasil até o momento. O dispositivo, que possui um formato de bastão com 4 centímetros de comprimento e 2 milímetros de diâmetro, contém um medicamento chamado etonogestrel, que é liberado continuamente e inibe a ovulação, além de alterar o muco cervical, impedindo a passagem dos espermatozoides.
Vasectomia - 99,9% de eficácia
A vasectomia é um procedimento cirúrgico realizado em homens. Após uma anestesia local, um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozóides dos testículos ao pênis é retirado, levando à esterilização do indivíduo. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar.
Diu com Hormônios - 99,8 % de eficácia
O Sistema Intrauterino, também conhecido como DIU Hormonal, como o próprio nome já indica, é um sistema inserido dentro do útero. O sistema impede a penetração e passagem dos espermatozoides, evitando seu encontro com o óvulo. Neste tipo, há ainda a liberação de hormônio dentro do útero, o que pode provocar outros efeitos além da contracepção, como a redução do fluxo menstrual.
Injeção, pílula e anel vaginal - 99,7% de eficácia
Estes métodos possibilitam que doses de hormônios sejam consumidas por mulheres e contribuam para a contracepção. A maioria das pílulas disponíveis no mercado é consumida durante 21 dias mensais, com uma pausa de 7 dias. Já as principais injeções são aplicadas mensalmente ou trimestralmente. Assim como a pílula, o anel vaginal também é utilizado por três semanas (21 dias), com intervalos de uma semana (7 dias) antes de se retomar o uso.
Laqueadura - 99,5% de eficácia
A laqueadura é um procedimento cirúrgico de esterilização para mulheres. Consiste na realização de um corte nas tubas uterinas, que em seguida têm suas extremidades amarradas, ou coloca-se um anel em volta das trompas. O objetivo é impedir que o espermatozoide encontre o óvulo.
Diu sem hormônios - 99,4% de eficácia
Assim como o Sistema Intrauterino, o Dispositivo Intrauterino (DIU) é inserido dentro do útero para impedir a passagem dos espermatozoides. Entretanto, essa versão é produzida com cobre e não libera hormônios no organismo para causar outros efeitos além da contracepção.
Amamentação - 99,1% de eficácia
A lactação possui um efeito contraceptivo, já que diversas reações hormonais reduzem a secreção de estrogênio e a ovulação. Este método contraceptivo é chamado de amenorreia lactacional, mas sua eficácia depende da intensidade e frequência da sucção do bebê e da adição ou não de alimentos complementares à sua dieta, por isso não pode ser considerado totalmente confiável.
Camisinha - 98% de eficácia
O preservativo é uma fina capa usada sobre o pênis durante o ato sexual para evitar o contato direto entre as genitálias. Além de ser um eficiente método contraceptivo, é o principal recurso de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Para entender qual método contraceptivo é o mais indicado para você, é importante conversar com seu médico. Alguns exames podem oferecer um panorama melhor da sua saúde e auxiliar na escolha do método ideal. Nosso laboratório conta com opções de check-ups que farão toda a diferença durante esta avaliação, como:
-
Check-Up Painel Sexo Seguro;
-
Check-up homem com mais de 45 anos;
-
Check-up homem com até 45 anos;
-
Check-up mulher com mais de 45 anos;
-
Check-up mulher de até 45 anos.
Além de diversos outros exames individuais que podem identificar problemas de forma precoce e possibilitar um tratamento ou controle muito mais eficaz.
E para qualquer dúvida sobre nossos exames, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e bem-estar!