Você está em:
Notícias
Como saber se estou com pedras nos rins?
Publicado em 10/11/2023

Os cálculos renais, ou pedras nos rins, são alguns dos principais riscos associados ao calor. Trata-se de uma condição em que uma massa sólida se forma nos rins ou vias urinárias.
Os cálculos renais são formados por cristais compostos por um acúmulo de minerais e sais ácidos, e as causas mais comuns da condição são baixa ingestão de líquidos, alimentação rica em sódio e proteínas e predisposição genética.
Como saber se estou com pedra no rins?
O diagnóstico da presença de cálculos renais só pode ser realizado por um médico. Entretanto, atentar-se aos sinais e sintomas é uma das principais formas de identificar a condição. São eles:
-
Dor intensa nas costas ou no lado: A dor causada por pedras nos rins geralmente é súbita e intensa. Pode começar na região lombar e se mover para a lateral ou para a frente do abdômen.
-
Dor ao urinar: A presença de pedras nos rins pode causar dor ou sensação de queimação ao urinar.
-
Urgência em urinar: Pode haver uma sensação de urgência em urinar, mesmo que a quantidade de urina seja pequena.
-
Urina com sangue: As pedras nos rins podem causar sangramento, o que pode resultar na presença de sangue na urina (hematúria). A cor da urina pode variar de rosa claro a marrom, dependendo da quantidade de sangue.
-
Náusea e vômito: Algumas pessoas com pedras nos rins podem sentir náuseas ou até mesmo vomitar devido à dor intensa.
-
Dor abdominal: A dor pode se espalhar para a área abdominal e vir acompanhada de desconforto.
-
Micção frequente: A pessoa pode sentir a necessidade de urinar com mais frequência do que o normal.
-
Urina turva ou com odor forte: A presença de pedras nos rins pode afetar a aparência e o cheiro da urina.
Quando sinais e sintomas como esse se manifestam, é importante buscar orientação médica. Para auxiliar na confirmação do diagnóstico, o profissional poderá pedir uma série de exames, incluindo urina (como cálcio na urina e urocultura), sangue (como ureia e creatinina) e exames de imagem.
O tratamento pode variar de acordo com as particularidades de cada caso. As possíveis abordagens incluem o uso de medicamentos, litotripsia (fragmentação do cálculo por ondas de choque), ureteroscopia e cirurgia percutânea.
Felizmente, apesar de causarem dores intensas, os casos em que os cálculos renais causam danos permanentes são bastante raros. Entretanto, é importante adotar hábitos que previnam o surgimento dessa condição, como a ingestão adequada de água e uma alimentação balanceada.
Em nosso laboratório, você também pode contar com o Check-UP dos Rins: um conjunto formado por 7 exames que auxilia a avaliar a sua saúde renal.
E para qualquer dúvida sobre nossos exames, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e bem-estar!