Você está em:
Notícias
Doenças do Outono: crises de sinusite são mais comuns neste período!
Publicado em 19/04/2024
O outono é marcado pela queda gradativa da temperatura, além de maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar. Essas características favorecem a ação de doenças respiratórias, como a sinusite, que atinge cerca de uma em cada 5 pessoas no Brasil.
O que é sinusite e quais são seus sintomas?
Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, que ficam localizados ao redor das vias nasais. Essa inflamação pode ser desencadeada por inúmeros fatores, como infecções e alergias. Entre as infecções, gripes e resfriados são as causas mais comuns de sinusite aguda.
Outras possíveis causas são fibrose cística, desvio de septo nasal e exposição a determinados produtos, poluição ou fumaça.
Quando a inflamação ocorre, a mucosa que reveste os seios fica inchada e há uma produção excessiva de muco, que pode se acumular na região. Esse conjunto de fatores leva à manifestação de sintomas como:
-
Dor ou pressão facial;
-
Obstrução nasal;
-
Coriza;
-
Febre;
-
Cansaço;
-
Tosse;
-
Hiposmia (perda de olfato);
-
Dor de garganta;
-
Fadiga.
A sinusite pode ser aguda ou crônica. A principal diferença entre as duas condições é a duração dos sintomas: na aguda, os sintomas costumam durar menos de 12 semanas, enquanto na forma crônica persistem por mais de 12 semanas.
Para diagnosticar a sinusite, o médico responsável pelo caso pode solicitar exames de imagem, além de avaliação física. Outros exames muito úteis na identificação da doença são aqueles capazes de apontar as condições que desencadearam a inflamação, como:
Entre outros.
Normalmente, o tratamento para a doença é realizado pelo uso de medicação. A sinusite aguda some após algumas semanas, então o foco costuma ser aliviar os sintomas.
Já em casos de sinusite crônica, antibióticos podem ser receitados pelo médico para combater alguma possível infecção responsável pela inflamação dos seios faciais. Quando há quadros mais graves, intervenções cirúrgicas podem ser necessárias.
O que fazer durante as crises de sinusite no outono?
Durante o outono, a queda na umidade do ar pode contribuir para desidratar a mucosa, desencadeando assim crises de rinossinusite. Para aliviar as crises, algumas recomendações são:
-
Usar um umidificador de ar em casa;
-
Fazer lavagens nasais com soro fisiológico;
-
Mantenha-se bem hidratado;
-
Aplique compressas mornas sobre a face para aliviar a dor e a inflamação;
-
Evite contato com irritantes nasais, tais como produtos químicos e ar condicionado;
-
Diminua o consumo de cafeína e álcool, pois podem desidratar o corpo e intensificar as crises.
Lembre-se: as recomendações acima são apenas algumas medidas para aliviar os sintomas e não substituem o tratamento médico.
E se você quiser saber mais sobre os exames que realizamos, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e bem-estar!