Publicado em 10/05/2024

Maternidade: 5 dicas para se preparar para o parto!

Como sabemos, o parto é o momento mais aguardado da gravidez, afinal, é após ele que os pais finalmente podem conhecer o bebê.

Existem dois tipos de parto: o cirúrgico (cesárea/ cesariana) e o vaginal (ou natural).

A cesariana pode ocorrer de forma eletiva - planejada com antecedência, geralmente por indicação médica, como em casos de gestação múltipla, posição fetal inadequada ou problemas de saúde da mãe ou do bebê - ou em casos de emergência, quando há riscos para a vida da mãe ou bebê.

Já os partos vaginais podem ocorrer de forma natural (quando a intervenção médica é mínima) ou cirúrgica - o que envolve intervenção por meio de episiotomia (corte vaginal), aplicação de anestesia e hormônios, etc.

Apesar de ser um momento delicado e carregado de emoções, é possível adotar algumas medidas capazes de prevenir imprevistos durante o parto para que assim tudo ocorra da melhor forma possível. Confira algumas a seguir!

1 - Leia livros e artigos sobre o parto

Informar-se é uma ótima forma de entender as condições associadas ao parto. Além de auxiliar a diminuir a ansiedade e te ajudar a se sentir mais segura e preparada, esta forma de autoconhecimento também pode ser útil para identificar alterações anormais e buscar orientação médica antes que complicações ocorram.

2 - Faça massagem perineal

A massagem perineal é uma técnica manual realizada na região entre a vagina e o ânus, com o objetivo de alongar, fortalecer e flexibilizar os músculos do períneo, preparando-os para o parto natural.

Entre os benefícios desta técnica, destacam-se a redução do risco de lacerações e a diminuição das dores durante o parto.

3 - Realize exercícios pélvicos

Os exercícios pélvicos, também conhecidos como exercícios de Kegel, são contrações dos músculos do assoalho pélvico, a região entre o púbis e o cóccix. Esses músculos são responsáveis por sustentar a bexiga, o útero e o reto, e também desempenham um papel importante na função sexual.

Assim como a mensagem perineal, também auxiliam a reduzir o risco de lacerações e facilitam a recuperação no período pós-parto. Os exercícios pélvicos também diminuem as chances de se desenvolver incontinência urinária, fecal e o prolapso de órgãos pélvicos.

4 - Crie um plano de parto

Um plano de parto é um documento escrito onde a gestante registra seus desejos e preferências para o parto e o pós-parto. É uma ferramenta importante para garantir o parto humanizado, respeitando a autonomia da mulher e seus direitos.

É importante que o documento contenha informações como:

  • Dados pessoais da gestante e do bebê;

  • Histórico médico da gestante;

  • Desejos para o trabalho de parto (como tipo de parto escolhido, analgesia, acompanhamento de doula ou profissional da saúde, etc.);

  • Desejos para o parto (como ruptura artificial da bolsa amniótica, episiotomia, uso de fórceps, etc.);

  • Nome do médico ou equipe médica;

  • Assinatura da gestante.

Entretanto, lembre-se: o plano de parto é apenas um informativo, não uma ordem médica. A equipe de profissionais responsável pelo parto pode realizar alterações e, prol da saúde da mãe e bebê.

5 - Mantenha seus exames em dia

A gravidez causa um grande impacto no organismo e algumas complicações podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. No terceiro trimestre, os exames têm o objetivo de certificar que tudo esteja evoluindo como o esperado. Alguns exames de rotina recomendados no período são:

  • Hemograma: Verifica os níveis de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, importantes para a saúde da mãe e do bebê.

  • Exame de urina: Detecta infecção urinária, proteinúria (sinal de pré-eclâmpsia) e outras alterações.

  • Glicemia: Avalia o controle do açúcar no sangue, principalmente em gestantes com diabetes gestacional.

  • Pesquisa de Estreptococo B: Identifica a bactéria Streptococcus agalactiae no canal vaginal da mãe, que pode causar infecção no bebê durante o parto.

O período final da gravidez deve ser monitorado para acompanhar a evolução e o posicionamento do bebê, e para evitar possíveis complicações durante o parto. Outros exames também podem ser solicitados conforme as especificidades de cada caso.

Manter o acompanhamento pré-natal regular é fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê durante todo o período gestacional.

E se você quiser saber mais sobre os exames que realizamos, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e bem-estar!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir