Publicado em 28/06/2024

Entenda os riscos do autodiagnóstico e da automedicação

A Era da Informação trouxe a otimização dos fluxos informacionais ao mundo e tornou o acesso ao conhecimento mais rápido e fácil. Entretanto, isso fomentou um comportamento que tem sido um verdadeiro desafio para os profissionais da saúde: cada vez mais pessoas estão recorrendo ao autodiagnóstico e à automedicação.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa promovida pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ) aponta que 72% dos brasileiros se automedicam e 40% praticam o autodiagnóstico usando meios digitais.

Apesar de parecer uma solução rápida e prática para aliviar alguns sintomas, este hábito pode trazer diversos riscos à saúde, incluindo alguns bem graves.

Quais são os riscos do autodiagnóstico e automedicação?

Normalmente, a busca por informação para realizar o autodiagnóstico e, em seguida, a automedicação, é tendenciosa. O usuário costuma levar em conta apenas os sintomas daquele momento e ignora hábitos, costumes e comportamentos, bem como outros sinais importantes que apontam para diversas possibilidades de diagnóstico.

Assim, a falta de um especialista para investigar o caso apropriadamente pode acarretar em um diagnóstico impreciso ou completamente errado.

Uma vez que o diagnóstico é a base de um tratamento, essa imprecisão pode tornar o processo inadequado. A utilização de medicamentos nesse momento torna-se preocupante, pois, quando consumidos de forma errada, podem causar consequências severas como:

  • Intoxicação: em doses excessivas, as substâncias químicas que compõem os medicamentos podem prejudicar o organismo e causar sintomas como aceleração dos batimentos cardíacos, dor abdominal, vômito, queda ou elevação da pressão e lesões hepáticas ou danos a outros órgãos. Os medicamentos também são capazes de desencadear reações medicamentosas adversas (efeitos colaterais) que podem agravar ainda mais a necessidade de acompanhamento clínico.

  • Aumento da resistência de microorganismos: as bactérias possuem uma incrível capacidade de adaptação ao meio. Ao serem expostos a antibióticos usados de forma indiscriminada, acabam por desenvolver uma resistência ao medicamento, o que pode tornar um tratamento futuro muito mais difícil.

  • Reações alérgicas: mesmo que você nunca tenha tido uma reação alérgica a um medicamento antes, é sempre possível que ela ocorra. As reações alérgicas podem ser desde leves, como coceira e vermelhidão na pele, até graves, como choque anafilático, que pode levar à morte.

  • Combinação inadequada: a interação entre os elementos presentes em diferentes produtos químicos, como medicamentos, álcool e tabaco, gera diversas reações no organismo, como a potencialização ou anulação do efeito, alergia e até mesmo a morte, por exemplo.

  • Dificuldade de diagnóstico: a utilização do medicamento pode mascarar os sintomas e esconder a real causa da doença. Assim, mesmo que se procure um médico depois, o distúrbio pode não ser diagnosticado precocemente, o tratado pode ser atrasado e, por consequência, o quadro pode piorar.

  • Dependência: a sensação de bem-estar causada pelo uso abusivo de medicamentos pode ocasionar uma dependência química. O uso prolongado, por sua vez, pode tornar a substância tóxica ao organismo ou eliminar seu efeito terapêutico. Para superar a dependência, recomenda-se um acompanhamento psicológico junto ao acompanhamento médico.

Além disso, o estresse causado por um diagnóstico impreciso pode contribuir para o desenvolvimento de novos distúrbios, sejam psicológicos, como crises de ansiedade, ataques de pânico e depressão, ou físicos, como problemas cardiovasculares e dermatológicos.

Assim, é indispensável contar com uma equipe de especialistas em todo o processo de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de qualquer distúrbio, incluindo médicos, farmacêuticos, laboratório e outros profissionais da área da saúde.

Aqui, no Laboratório Genoma, você tem acesso a exames com eficiência comprovada pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), além de profissionais capacitados, para garantir que seu diagnóstico seja conduzido com todos os recursos necessários.

Para saber mais sobre todos os serviços laboratoriais que oferecemos, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e bem-estar!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir