Publicado em 08/08/2024

5 perguntas e respostas sobre o colesterol

O dia 8 de agosto é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol e traz um alerta para os riscos de doenças relacionadas a este composto orgânico presente em nosso organismo.

Inspirados por esta data tão importante e a necessidade de promover conscientização sobre o tema, responderemos a 5 dúvidas muito comuns sobre o colesterol. Confira a seguir!

1 - Qual é a função do colesterol?

Apesar de ser amplamente visto como algo ruim, o colesterol desempenha importantes funções em nosso organismo. Graças a ele, o corpo pode produzir determinados hormônios e vitaminas, reparar células e digerir e assimilar a gordura consumida na alimentação.

Entretanto, quando o colesterol do tipo LDL é produzido em excesso, pode levar a acúmulos nos vasos, que geram riscos de entupimentos e formação de trombos, levando a doenças cardíacas e aumento nos riscos de acidente vascular cerebral. Por isso a importância de se manter atento aos níveis de colesterol no sangue.

2 - Quais são os tipos de colesterol?

Existem diferentes tipos de colesterol no sangue e cada um cumpre papéis distintos. Os principais são:

  • Colesterol LDL (Low-density lipoprotein): Popularmente conhecido como "colesterol ruim", o LDL é responsável por transportar o colesterol para as artérias. Como mencionamos anteriormente, pode se acumular e formar placas, estreitando os vasos sanguíneos e aumentando o risco de doenças cardíacas, por isso é visto como um “vilão”.

  • Colesterol HDL (High-density lipoprotein): Conhecido como "colesterol bom", o HDL remove o excesso de colesterol das artérias e o transporta de volta para o fígado para ser processado e eliminado. Níveis elevados de HDL são benéficos para a saúde do coração.

  • Colesterol VLDL (Very low-density lipoprotein): Transporta triglicerídeos (outro tipo de gordura) para as células do corpo. Níveis elevados de VLDL estão associados a um maior risco de doenças cardíacas.

Em seus exames, você também pode ver um número relacionado ao “Colesterol Total”, que nada mais é que uma representação da soma de todos os tipos de colesterol presentes no sangue.

3 - Quais são as principais doenças causadas pelo colesterol?

O acúmulo de colesterol, gorduras e outras substâncias no sangue é conhecido como aterosclerose. Essa condição afeta significativamente o sistema cardiovascular e pode desencadear uma série de doenças, como:

  • Doença Arterial Coronariana: Essa doença ocorre quando as artérias coronárias, que fornecem sangue ao coração, ficam estreitas ou obstruídas devido ao acúmulo de placas de colesterol. Um dos principais sintomas é a angina (dor no peito), e a obstrução completa pode levar a um infarto do miocárdio.

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC): O acúmulo de placas nas artérias cerebrais pode levar à formação de coágulos sanguíneos, que podem bloquear o fluxo sanguíneo para o cérebro e causar um AVC.

  • Doença Arterial Periférica: As placas de colesterol também podem se acumular nas artérias das pernas, braços e outros órgãos, restringindo o fluxo sanguíneo e causando dor, cãibras e, em casos graves, gangrena.

Além disso, o colesterol também pode contribuir para que outras doenças sejam agravadas, como hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

4 - O colesterol alto é um problema exclusivo de pessoas com obesidade?

Não. Apesar de a obesidade ser um grande fator de risco relacionado ao colesterol alto, não é a única condição capaz de desencadeá-lo. A predisposição genética pode afetar mesmo indivíduos com um peso saudável. Outros fatores que também contribuem para o desenvolvimento são:

  • Alimentação rica em gorduras saturadas e trans;

  • Sedentarismo;

  • Diabetes;

  • Hipertensão;

  • Tabagismo;

  • Uso de determinados medicamentos.

5 - Como prevenir o colesterol alto?

O colesterol alto não costuma manifestar sintomas, por isso as visitas ao médico e a realização periódica de exames de check-up é indispensável para manter os cuidados com a saúde.

Além disso, adotar hábitos mais saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas, controle do peso e o abandono do tabagismo são medidas importantes para controlar o colesterol.

Em situações mais críticas, o médico responsável pelo caso também pode recomendar medicamentos que contribuam para o controle dos níveis de colesterol no sangue.

E se você quiser saber mais sobre os exames que realizamos, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e bem-estar!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir