Você está em:
Notícias
Exame toxicológico: o que é e como funciona?
Publicado em 05/05/2022
O exame toxicológico é um procedimento laboratorial que tem o objetivo de identificar a presença de substâncias psicoativas no organismo, cujo consumo tenha acontecido em um período de 90 a 180 dias anteriores ao teste.
É um procedimento obrigatório para CNH de motoristas das categorias C,D e E, seja na obtenção da primeira habilitação, alteração ou renovação do documento, em atendimento à Lei Federal 13.103/2015.
O exame também pode ser solicitado em algumas situações específicas, como em caso de admissão para determinados cargos, tais como motoristas de ônibus e de transportadoras, operadores de máquinas, de empilhadeiras e outros trabalhos que exigem extrema atenção e controle. Alguns concursos também o exigem, principalmente para cargos militares ou da área da saúde.
Como o exame toxicológico é feito?
A coleta de material para o exame toxicológico é muito simples. Para sua realização, basta a coleta de uma pequena amostra dos cabelos ou pelos do corpo, em torno de 3 cm, rente à raiz, que são acondicionados em locais apropriados e enviados para análise.
Em ambiente laboratorial, é realizado um teste para detecção de metabólitos gerados a partir do consumo de determinadas substâncias. É rápido, indolor e não-invasivo. Alguns exemplos de substâncias que podem ser identificadas pelo teste são:
- Maconha e seus derivados (Skunk, Haxixe);
- Anfetaminas;
- Ecstasy;
- Codeína;
- Morfina;
- Rebite (também conhecido como nobésio);
- Metanfetaminas;
- Heroína;
- Cocaína;
- Entre várias outras.
Vale mencionar que, se a pessoa testada estiver fazendo uso de medicamento que contenha alguma das substâncias em sua composição, a apresentação da receita médica é indispensável.
Ficar perto de quem usa drogas pode alterar o resultado?
Permanecer próximo a alguém que está consumindo drogas (fumante passivo, por exemplo) não altera o resultado, pois analisa-se somente apenas a parte interna do cabelo, onde os metabólitos se depositam por meio de irrigação sanguíneas, e são gerados apenas em caso de consumo em altas concentrações.
Aqui, no Genoma Laboratório, também tomamos todos os cuidados necessários e seguimos todas as normas de segurança para garantir que os recipientes para coleta e armazenamento estejam em perfeitas condições e não contaminem os materiais. Contamos com uma equipe de especialistas em análises laboratoriais que tomarão todas as medidas necessárias para minar as possibilidades de um falso positivo.
Para qualquer dúvida que tenha restado sobre o tema, você pode entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para a sua saúde.