Você está em:
Notícias
Setembro Amarelo: como a saúde mental afeta o organismo?
Publicado em 06/09/2024
Setembro Amarelo é uma campanha criada com o objetivo de prevenir e conscientizar sobre o suicídio, uma realidade que afeta mais de 700 mil pessoas anualmente, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Brasil, a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano entre 2011 e 2022, enquanto as notificações de autolesões na faixa etária de 10 a 24 anos aumentaram 29% a cada ano nesse mesmo período.
Incentivar a busca por ajuda profissional, falar abertamente sobre saúde mental e promover o autocuidado são formas de prevenir o suicídio.
Já os principais fatores que podem influenciar o suicídio são transtornos mentais, como depressão, bipolaridade e transtorno de personalidade borderline. Ao contrário do que muita gente acredita, o impacto dos transtornos mentais não se limita a danos psicológicos: eles também podem prejudicar a saúde física.
Qual a relação entre saúde física e mental?
A saúde mental desempenha um papel fundamental para o bem-estar geral. Há uma ligação direta entre saúde física e mental e ambas se influenciam de forma mútua e complexa. Alguns fatores que podem ser afetados são:
-
Sistema imunológico: O estresse crônico, ansiedade e depressão podem enfraquecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais suscetível a infecções e doenças.
-
Sistema endócrino: Alterações no humor e no estado emocional podem desregular a produção de hormônios, influenciando diversos processos corporais, como metabolismo, sono e resposta ao estresse.
-
Problemas cardíacos: Pessoas com depressão e ansiedade têm maior risco de desenvolver problemas cardíacos, como pressão alta, doenças cardíacas e ataques cardíacos. O estresse mental pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, além de causar inflamações que afetam o coração.
-
Sistema nervoso: Transtornos mentais podem interferir na produção de neurotoxinas, relacionadas a doenças como Parkinson e Alzheimer.
-
Doenças psicossomáticas: Condições como gastrite, úlcera, enxaqueca e síndrome do intestino irritável podem ser desencadeadas ou agravadas por fatores emocionais.
-
Hábitos de vida: Pessoas com problemas de saúde mental podem desenvolver hábitos prejudiciais, como sedentarismo, má alimentação e uso de substâncias, que comprometem a saúde física.
-
Doenças crônicas: Estudos demonstram que a saúde mental debilitada aumenta o risco de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
-
Distúrbios do sono: Transtornos mentais frequentemente levam a problemas de sono, como insônia. A falta de sono afeta o corpo de várias formas, incluindo a regulação do humor, níveis de energia e funções cognitivas.
Da mesma forma, a condição física também pode prejudicar ou beneficiar a saúde mental. Uma vida ativa, com uma alimentação equilibrada e um bom sono, contribui para uma melhor saúde mental e emocional.
Pessoas que enfrentam uma doença ou alteração física podem experimentar vários impactos psicológicos, como ansiedade, depressão e estresse, que afetam seu bem-estar emocional.
Entre os possíveis fatores desencadeadores, vale destacar exemplos como:
-
Dores e doenças crônicas;
-
Limitações na mobilidade;
-
Alterações na aparência;
-
Fadiga e exaustão;
-
Isolamento social;
-
Reações adversas ao tratamento.
Esses fatores demonstram como a saúde física afeta profundamente o estado mental, criando um ciclo de sofrimento que pode dificultar tanto a recuperação física quanto emocional.
Por outro lado, adotar hábitos que beneficiam a saúde mental podem aumentar as chances de sucesso de um tratamento físico, e vice-versa. Isso, aliado a visitas frequentes ao médico e realização de exames de check-up, podem oferecer um panorama completo sobre seu organismo e garantir mais qualidade de vida.
E se você quiser conhecer os exames que realizamos, seja para check-up ou para ajudar a identificar condições mais específicas, basta entrar em contato com nossa equipe pelo WhatsApp. Não se esqueça de também nos acompanhar no Instagram, pois sempre o mantemos atualizado com informações relevantes para sua saúde e bem-estar!